Astigmatismo


O que é?

 

O Astigmatismo é um tipo de erro refracional que, assim como a miopia e a hipermetropia, causam visão embaçada. Ele ocorre nas pessoas que
apresentam formato irregular da córnea ou do cristalino, tal irregularidade faz com que os raios luminosos que entram no olho não formem apenas um, mas vários pontos focais.

Uma córnea sem astigmatismo tem os eixos vertical e horizontal iguais (com a mesma curvatura) sendo portanto redonda e lisa, como uma esfera. Nos casos de astigmatismo, as curvaturas da córnea não são iguais, ficando esta mais ovalada, como uma bola de futebol americano. Este desajuste faz com que a luz se refrate por vários
pontos na retina ao invés de se focar em apenas um ponto.

 

Quais são os sintomas?

 

 As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não. Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos, tanto os próximos como os distantes, podem ficar distorcidos. Outros sintomas são: dor de cabeça, ardência nos olhos, lacrimejamento, cansaço visual.

Tratamento?

 

As pessoas que sofrem de astigmatismo podem corrigir sua visão com o uso
de óculos, lentes de contato tóricas e/ou rígidas - sempre com a indicação de seu oftalmologista - ou podem ainda, em casos selecionados, realizar a cirurgia refrativa a laser para a correção definitiva do erro refracional.